…pela possível posição social que alcançaria, nem pelas riquezas e manjares que Jeroboão poderia lhe oferecer. Aleluia!
Sem dúvidas ele era um grande homem de Deus, e é assim que vamos chamá-lo de agora em diante. Porém ser chamado de homem de Deus, pode não significar muito, se não perseverarmos em obedecer em detalhes as ordens do Senhor. Observe que até este ponto da sua historia, este homem de Deus nos dá um valioso exemplo de obediência na integra e seus maravilhosos resultados. Quando ele entrega a palavra com coragem e ousadia para aquele rei idolatra e pecador, o Senhor honra as palavras proferidas por ele, rachando o altar de idolatria ao meio e fazendo derramar as cinzas. O rei irado tenta reagir e estende a mão contra o homem de Deus. Deus imediatamente entra em sua defesa fazendo com que a mão do rei se seque, ali, diante de todos, voltando ao normal somente depois que o homem de Deus, como ele é chamado, intercede pelo rei. Que grande profeta ele era, que ministério maravilhoso ele possuía!
Mas logo depois, no versículo 14 podemos ver os primeiros sinais de fraqueza. Isto mesmo. Ele foi encontrado assentado debaixo de um carvalho, descansando, relaxando, sem nenhuma intenção de se defender de um possível ataque! Não é assim que agimos também? Terminamos nossos períodos de jejum, consagração, ou até mesmo períodos de batalha e relaxamos! Afinal de contas a batalha já tinha sido ganha, a palavra tinha sido entregue, o altar de satanás tinha se fendido, a cinza tinha sido derramada, veja bem, os sinais o seguiram os milagres aconteceram! É… quando olhamos nesse contexto parece que tudo estava sob controle e que satanás não tinha mais nada a fazer senão desistir. Mas infelizmente não é assim que funciona, satanás não desiste com tanta facilidade como pensamos, a palavra do Senhor nos ensina a não ignorar os seus ardis.(veja II Co 2:11)
Mas aquele homem de Deus ignorou os desígnios de satanás e o inesperado para ele aconteceu. E aqui temos mais uma valiosa lição neste texto, pois é exatamente assim que o inimigo age até hoje. Ele espera o momento oportuno em que estamos cansados, despreparados, desapercebidos para dar o seu ?bote? fatal. E satanás ao contrario do que muita gente pensa não é nem um pouco burro, ele usa a pessoa certa, no momento certo, para promover uma situação que aos nossos olhos parece normal e até certo ponto coerente. Ele não vai usar situações absurdas para enganar um servo de Deus experiente. Ele sabe que a sutileza é uma das suas maiores armas, assim quando menos esperamos, ele usa uma pessoa que estimamos, consideramos ou até admiramos, para lançar os tentáculos do engano e nos desviar do alvo da nossa missão. Um pequeno tropeço no cumprimento das ordens do Senhor pode ser fatal, pois satanás é extremamente legalista e vai se agarrar a qualquer legalidade que conseguir encontrar em nossa vida. E sem duvida a desobediência a qualquer ordem do nosso REI, é uma arma mortal nas mãos do inimigo.
O versículo 11 relata que morava em Betel um profeta velho, e seus filhos lhe contaram tudo que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel e também contaram às palavras que dissera ao rei.
Este profeta velho foi ao encontro do homem de Deus e disse no versículo 18, que ele também era profeta e que tinha tido uma visão com um anjo que lhe disse para que…
CONTINUA SEMANA QUE VEM
Comentários