Uma vez que possuímos qualquer resíduo de glória pessoal e justiça própria, jamais, em tempo nenhum poderemos exercer o sacerdócio. Não busque sua própria glória, lembre-se do que disse João ?…convém que Ele cresça, e que eu diminua.
Para se exercer o nazireado espiritual, não há necessidade de se ter os cabelos longos e a barba sem raspar, exceto se o Senhor dirigir desta forma. Pois todas estas regras (se assim podemos dizer) que regem o nazireado físico de números 6, são simbolismos no mundo espiritual, pois todo o antigo testamento, ou seja antiga aliança, funciona como um ato profético e seus simbolismos profetizam a nova aliança que vivemos hoje através de Jesus. Mas o candidato ao nazireado espiritual nos dias de hoje, deve sim estar disposto a suportar vergonha e humilhação pelo Senhor. Deve apartar-se de toda a glória pessoal e de toda a justiça própria. Deve deixar que seu ego seja levado a morte.
Hebreus 13:13 nos ordena sairmos do arraial levando o Seu vitupério (insulto, injuria, ato vergonhoso, infame ou criminoso).
Sair do arraial significa deixar nossa área de proteção, sair da zona de segurança do nosso ego, e nos expormos para ir mais para perto de Jesus, mesmo que isto inclua sofrer vergonha, humilhação e desonra, da mesma forma que Ele sofreu.
Não tema os rumores malignos, ele ruge fingindo que é um leão, mas na verdade, diante da grandeza do nosso Deus, ele não passa de um ratinho equipado com microfone! Se não formos suficientemente ousados para suportarmos a vergonha e a humilhação, não podemos exercer o sacerdócio. Um sacerdote é alguém de cabelos compridos, ou seja, alguém que não tem glória pessoal ou justiça própria, e é incrível como isto incomoda tanta gente. Incomoda a tal ponto de nos dedicarem os maiores desprezos. Muitas vezes chegam a nem nos considerar como cristãos.
Existe um preço a ser pago para exercermos o genuíno sacerdócio. Eu sei que muita gente não gosta desta expressão; existe um preço a ser pago, mas é a pura verdade. O preço para exercermos o sacerdócio conquistado por Jesus é o da separação do mundo e a negação da glória pessoal e da justiça própria. Se não estivermos dispostos a isto, não temos direito ao sacerdócio! Pois o sacerdócio via Jesus, é um sacerdócio santo!
O terceiro item da consagração do nazireu, diz que ele não poderá aproximar-se de cadáver, isso porque o nazireu daquela época não poderia se CONTAMINAR com cadáver, isto é, tocar em cadáver. Cadáver é sinônimo de morte, não pode se atestar uma morte sem um cadáver. Veja o que diz Romanos 6:23:
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
A recompensa pelo pecado que praticamos sem arrependimento é a morte, pois a morte é a conseqüência do nosso pecado. Perceba como estas duas coisas estão intimamente ligadas. Pecado e morte, morte e pecado são inseparáveis, vivem juntas, caminham juntas. Então, podemos entender pecado como sinônimo de morte.
No versículo 7 observamos que o Senhor deixa bem claro que não admitirá de forma alguma que um nazireu se contamine com um cadáver, ainda que seja de um parente muito próximo como mãe, pai, irmãos, esposa ou esposo.
? Por seu pai, ou por sua mãe, ou por seu irmão, ou por sua irmã, por eles se não contaminará, quando morrerem; porquanto o nazireado do seu Deus está sobre a sua cabeça?.
Continua semana que vem.
Comentários