Existem três maneiras de Deus nos chamar para o nazireado e ou ministério profético.
Uma delas é quando nossos pais nos consagram ao Senhor antes do nosso nascimento, ou no decorrer da nossa vida. Talvez por não poderem gerar filhos. Isto aconteceu com Samuel, ele foi consagrado ao Senhor antes de seu nascimento como um nazireu. Já lemos isso em I Samuel 1:1-11.
A segunda maneira de sermos separados é quando o próprio Deus nos reivindica antes do nosso nascimento. Através de uma palavra profética, uma visão, um sonho ou uma revelação, nossos pais recebem o comunicado de Deus que o filho que estão gerando ou até mesmo que gerarão, será alguém separado para uso exclusivo dEle.
O nascimento de João Batista, profeta e nazireu, é um bom exemplo bíblico do que estou falando:
Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel. Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias.
Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso; e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando. E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso. Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor. Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento. Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno. Lc 1:5-15(RA).
A terceira maneira de sermos chamados ao nazireado e ou ministério profético acontece no decorrer da nossa vida. Veja o exemplo de Amós, ele era boiadeiro e agricultor.
…Respondeu Amós e disse a Amazias: Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta, mas boieiro e colhedor de sicômoros. Am 7:14(RA).
Amós foi chamado para o ministério profético depois de adulto, ele deixa bem claro que era um homem comum, do povo e não vinha de uma linhagem de profetas.
Elizeu também teve seu chamado, para o ministério profético depois de adulto a palavra revela que ele também era agricultor.
… Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo.
Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia. I Rs 19:19-21(RA).
Em todas as situações há uma coisa em comum, todos eles tinham um propósito divino estabelecido antes da fundação do mundo. Não importa se o nosso chamado acontece antes de nascermos ou no decorrer da nossa vida, Deus tem um propósito eterno estabelecido antes da fundação do mundo para cada ser humano. Cabe a nós, perseverarmos no jejum e na oração até que nos seja revelado qual é o propósito que Ele tem estabelecido para cada um de nós.
Uma das características mais fortes do nazireado é sem duvidas o ministério profético, podemos confirmar através da vida de muitos nazireus do passado e também de nossos dias.
Comentários